Como evitar a unha encravada
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


Hoje vou falar sobre como evitar a unha encravada

Ter a unha encravada é simplesmente horrível, uma das piores coisas que podem acontecer !!! 

O problema é que todo mês o problema volta, e volta a doer de novo, isso acontece porque você não está tratando a origem do problema...

pe-cuticula

A unha do pé encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.

corpo-unha-encravada-3001

Uma das razões que levam a unha encravar pode ser atribuída a anatomia dos dedos (mais gordinhos do lado),  quando o segundo dedo do pé encosta no dedão acaba forçando ele a ficar mais fofo e o resultado são unhas encravadas.

Algumas pessoas nascem com unhas curvadas e que tendem a crescer para baixo. Outras têm unhas muito grandes em relação aos dedos. Friccionar o dedo ou outras lesões também pode levar à unha encravada.

Aqui vão algumas dicas para evitar que a sua unha fique encravada:

1- Cortar as unhas corretamente:

Parece super fácil e sem nenhum segredo, mas cortar a unha de forma inadequada pode trazer sérios problemas além de muito incomodo e dor nas unhas. As unhas devem ser cortadas respeitando sempre o seu formato original, já que as pontas deixadas nos cantos normalmente acabam inflamando ocasionando as unhas encravadas.

cortandounha

2- Após cortar lixe as unhas uma a uma

O ideal é que a unha seja cortada no seu limite, e que os cantos sejam ao menos lixados, evitando que as pontas se fixem na carne novamente inflando e formando até carne esponjosa em determinadas situações.

como-fazer-unhas-dos-pes-3 3 – Tire o menos possível de cutícula

As cutículas servem como proteção e evitam a entrada de micro-organismos, quanto mais se tira mais o nosso corpo forma cutícula na região.

A cutícula evita que a unha fique encravada,  se puder não tira-la é até melhor.

corpo-cuticula-bem-cuidada01

O pé geralmente fica abafado, e é lavado poucas vezes ao dia, portanto evite tirar ou caso tire, tente não tirar muito a cutícula do pé, pois você acaba ficando vulnerável a infecções causadas por fungos ou bactérias.

cuticula

As pelinhas que nascem ao redor das unhas são sinal de falta de hidratação, a recomendação é usar cremes, quanto mais pele se tira mais nasce.

4 – Não use sapatos muito apertados.

A unhas podem encravar quando parte da unha empurra o canto do dedo do pé e geralmente as causas podem ser sapatos muito apertados.

pes-scarpan

5 – Lave bem os pés todos os dias

Esse passo é importante para evitar infecções.

escalda-pes-chule-como-acabar-chule-155317157

Se a unha encravar não cutuque, se doer vá ao médico pois a área pode estar infectada, o ideal é ir atrás de um dermatologista ou um clínico geral. Se tiver dúvidas vá a um podólogo.

Espero que tenham gostado !

Vocês já tiveram unha encravada? Como trataram? Me contem nos comentários.

Beijinhos

Curtiu?